30 de setembro de 2015

Bolo de Coco e Abacaxi

Se tem festa, tem de ter bolo e, para mim, não tem combinação mais perfeita do que coco e abacaxi, dois produtos tão brasileiros e absolutamente deliciosos. O bom é que dá para fazer tudo com antecedência: o recheio e a calda podem ser feitos uma semana antes e o bolo na véspera. No dia da festa é só montar e aproveitar.

Você irá precisar de:
Duas fôrmas para bolo redondas com 20 cm de diâmetro ou uma forma redonda alta com 20 cm de diâmetro.

BOLO

Ingredientes:
200 g de farinha de trigo com fermento - 1 1/3 xícara (chá)
200 g de açúcar - 1 xícara (chá) + 1 colher sopa
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente e mais um pouco para untar
4 ovos médios em temperatura ambiente
1 pitada de sal
¼ xícara (chá) de leite de coco (60 ml)
¼ xícara (chá) de coco seco ralado

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte as fôrmas e forre o fundo com papel manteiga.

Bata o açúcar com a manteiga até que se transforme em um creme claro e fofo (uns 10 min se bater na batedeira). A parte bata ligeiramente os ovos e despeje, aos poucos, sobre a mistura de manteiga e açúcar, sem parar de bater. Não tenha pressa nessa etapa. Se a massa começar a se separar (talhar), acrescente duas a três colheres de farinha de trigo e depois continue a colocar os ovos.

Acrescente a farinha toda de uma vez. Se estiver usando a batedeira, desligue antes, coloque a farinha e use o próprio batedor para misturar um pouco antes de ligar novamente, se não quiser ficar com sua cozinha toda enfarinhada. Não bater demais; somente o suficiente para incorporar bem a farinha.

Com a ajuda de uma espátula, incorpore o leite de coco e coco ralado. Distribua a massa igualmente entre as duas fôrmas e leve para assar até que inserindo um palito ou testador para bolos, ele saia limpo (entre 15 e 20 minutos mais ou menos).

Quando os bolos estiverem mornos, vire-os sobre uma grade de confeiteiro. Deixe esfriar por completo, antes de retirar o papel manteiga e colocar o recheio e a cobertura.

RECHEIO

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
Abacaxi em calda ou doce de abacaxi caseiro

Para o doce de abacaxi caseiro:
1 abacaxi bem maduro
Açúcar
1 anis estrelado

Modo de Preparo:
Cozinhe o leite condensado em panela de pressão até o ponto cremoso (dicas aqui).

Se estiver usando o abacaxi em lata, basta cortar em pedacinhos e amassar um pouco com um garfo. A quantidade necessária está descrita na “Montagem”.

Caso resolva fazer o doce e eu lhe encorajo a fazê-lo porque é delicioso, descasque, corte o abacaxi em rodelas bem fininhas e depois em pedacinhos pequenos, descartando o miolo. 

Coloque o abacaxi picado em uma panela média, junto com o anis estrelado e polvilhe um pouco de açúcar por cima. A quantidade vai depender do quanto a fruta está doce (quanto mais maduro mais doce é o abacaxi). Normalmente eu não uso mais do que ¼ xícara de açúcar.

Misture bem, tampe e leve ao fogo baixo. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela. Não precisa colocar água. Estará no ponto quando o doce estiver bem sequinho, com quase nenhuma calda e ganhado cor. Isso pode levar de 30 a 40 minutos. Deixe esfriar.

CALDA

Ingredientes:
4 colheres (sopa) leite de coco (60 ml)
4 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) de licor de coco e abacaxi – Malibu (opcional)

Modo de Preparo:
Coloque o leite de coco e o açúcar em uma panela pequena, misture bem e leve ao fogo baixo somente até que o açúcar dissolva e abra fervura. Desligue o fogo e, quando amornar, acrescente o licor.

MONTAGEM

Acerte com uma faca de serra o topo de cada bolo, de forma que fiquem bem retinhos. Molhe cada metade com a calda e deixe que absorva bem.

Enquanto isso misture o abacaxi com o doce de leite. Você irá precisar de apenas uma xícara (chá) de recheio para este bolo. A quantidade de cada um dependerá de seu gosto. Eu prefiro colocar mais abacaxi de que doce de leite, na proporção de mais ou menos 70% abacaxi e 30% doce de leite.

Espalhe o recheio sobre uma das metades do bolo e coloque a outra por cima, fazendo uma leve pressão com as palmas da mão. Não coloque recheio próximo às bordas do bolo, pois pode escorrer pelas laterais com o peso da camada superior.

Para finalizar, você pode cobrir o bolo simplesmente com açúcar impalpável ou açúcar gelado peneirado e/ou com coco fresco ralado.


11 de setembro de 2015

Doce de Leite (e bolo) sem Lactose

É bom demais!!! Até quem não tem intolerância a lactose deveria experimentar este que mais parece doce de leite Argentino, com esta cor linda! Uma ótima opção de presente para um amigo alérgico e fanático por "dulce de leche".

Você irá precisar de:
Um pote com fechamento hermético e capacidade para 250 ml.

Ingredientes:
500 ml de leite sem lactose
¾ xícara de açúcar (eu uso o orgânico)
1 pitada generosa de bicarbonato de sódio
3 a 4 gotas de extrato de baunilha (opcional)


Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela média, de fundo grosso. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até que se transforme em um doce cremoso (isso leva em torno de 40 min). Não deixe ficar muito encorpado, pois depois de frio ele se tornará um pouco mais consistente.

Retire do fogo e transfira para uma tigela refratária e continue mexendo por mais uns três, quatro minutos. Deixe esfriar, coloque no pote e conserve em geladeira.

O doce rende mais ou menos uma xícara (chá), o que é suficiente para rechear um bolo pequeno (20 cm). Se este for o caso, aqui vai uma receita de pão de ló sem lactose. Uma combinação perfeita, não?

Pão de Ló com Azeite

Você irá precisar de:
Duas formas de 20 cm ou uma forma de 20 cm alta e uma batedeira.

Ingredientes:
4 ovos em temperatura ambiente
2/3 de xícara de açúcar 
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem suave e frutado e mais um pouco para untar
Raspas da casca de um limão siciliano
1 xícara (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180º C. Unte com azeite e polvilhe a(s) forma(s) com farinha de trigo.

Bata os ovos com o açúcar até triplicar de volume (de 10 a 15 min). Com a batedeira ligada, acrescente o azeite. Desligue a batedeira e com uma colher misture cuidadosamente  as raspas de limão e a farinha, peneirando aos poucos.

Como este tipo de bolo não leva fermento, são os ovos batidos que farão com que cresça e fique com volume. Por isso, é importante manter a massa bem aerada. Mexa delicadamente, sempre de baixo para cima até que a farinha esteja bem incorporada. Despeje a massa na(s) forma(s) e imediatamente leve ao forno.

Retire do forno e espere esfriar completamente para desenformar. Recheie e polvilhe por cima açúcar impalpável.

Dica: Normalmente o pão de ló é um bolo um pouco mais seco. Eu costumo fazer uma calda simples com 4 colheres (sopa) de açúcar e 4 colheres (sopa) de água. Leve esta mistura ao fogo baixo somente até que o açúcar dissolva e abra fervura. Desligue e acrescente umas gostas de extrato de baunilha. Molhe as duas metades do bolo com esta calda e deixe absorver antes de colocar o recheio.