23 de outubro de 2014

Shortbread

Bolo? Biscoito? Torta? Esse bolo que mais parece um biscoito grande é delicioso, crocante por fora e macio por dentro, sendo perfeito para dias mais amenos. É muito fácil de fazer e se transforma em um lindo presente se for colocado em uma bonita lata para bolos ou biscoitos. Experimente.


Você irá precisar de:
Uma fôrma redonda de 20 cm com fundo removível.

Ingredientes:
130 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente - ⅔ xícara (chá)
60 g de açúcar refinado - 5 colheres (sopa)
130 g de farinha de trigo - 1 xícara (chá)
60 g de farinha de arroz - 6 colheres (sopa)
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, coloque a manteiga e o açúcar. Bata com uma colher de pau até a mistura ficar clara e macia. Acrescente as duas farinhas e a pitada de sal. Continue misturando até a massa ficar lisa e uniforme. (Se preferir, utilize a batedeira com o batedor pá/raquete. A massa estará pronta quando começar a se juntar e desgrudar do fundo da tigela.)

Por fim, faça uma bola com a massa, coloque dentro da fôrma e espalhe-a sobre o fundo com as mãos. Aperte as beiradas com os dedos para criar uma borda ondulada. Fure a massa com um garfo, corte em oito pedaços e deixe descansar por 30 minutos. 

Passado esse tempo, leve ao forno pré-aquecido a 170º C e asse por 30 a 35 minutos. Quando a massa começar a ficar coradinha nas bordas, mas ainda clara no centro, seu bolo está pronto.

Quando tirar do forno, polvilhe açúcar refinado e deixe esfriar. Corte em pedaços (antes marcados) e guarde em um pote hermético para que mantenha a casquinha crocante.






Fonte: Esta é uma receita de família da Chef Lorraine Pascale.


Shortbread é um bolo que tem sua origem atribuía à Escócia, sendo muito popular em todo o Reino Unido. Normalmente é feito em uma forma redonda e cortado em fatias, mas também é encontrado em pequenas porções e formatos diferentes. Os furinhos feitos na massa são sua marca registrada. Se quiser mantê-los, assim que tirar o bolo do forno, refaça os furinhos delicadamente com um garfo enquanto ainda está quente; só cuidado para não se queimar.




17 de outubro de 2014

Bolo de Salame, Pistache e Ameixa Seca


Além de muito gostoso, este bolo é lindo: uma combinação perfeita de cores e sabores. Perfeito para um lanche da tarde e um piquenique, além de cair muito bem com uma saladinha. Um presente irresistível e pra lá de versátil. 

Você irá precisar de:
Uma fôrma para bolo inglês média (26 cm).

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo  - 250 g
1 e ½ colher (sopa) de fermento - 15 g
150 g de salame bem picado (eu uso apenas 100 g)
1/2 xícara (chá) cheia de pistaches picados grosseiramente - 80 g
2/3 xícara (chá) de ameixas secas picadas grosseiramente - 100 g
4 ovos
100 ml de leite
150 ml de azeite de oliva
50 ml iogurte natural
1 colher (chá) de sal
Pimenta do reino moída a gosto (opcional)

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º C e forre a fôrma com papel manteiga, deixando para fora um pouco do papel para facilitar na hora de retirar o bolo (não é necessário untar a fôrma).

Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o fermento. Reserve. Pique os pistaches, as ameixas e o salame e misture com a farinha e o fermento. Tudo deve estar em temperatura ambiente para não umedecer a farinha de trigo ao degelar.

Em uma tigela grande, bata os ovos com um batedor de arame até esbranquiçarem e engrossarem um pouco. Acrescente, aos poucos, o leite, o azeite e o iogurte. Tempere com o sal e a pimenta. Por fim, usando uma colher de pau ou silicone, incorpore a mistura de farinha, uma a duas colheres por vez, mexendo delicadamente. Se bater demais nesta etapa, o glúten da farinha de trigo irá se desenvolver mais do que o necessário e o bolo ficará pesado.

Coloque a massa na fôrma preparada e leve para assar por 30, 40 minutos ou até que inserindo um palito no meio do bolo, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar na fôrma sobre uma grade de confeiteiro. Depois de uns 20 a 30 minutos, retire o bolo da fôrma e deixe que esfrie completamente sobre a grade antes de retirar o papel manteiga.



Não gosta de algum dos ingredientes? Use a receita base e faça sua própria versão, trocando o salame ou as frutas secas por outros ingredientes de sua preferência. O bolo da foto ao lado, eu fiz com azeitonas pretas (bem sequinhas para não passar muita umidade para a massa), alecrim e uns pedacinhos de provolone que estavam sobrando na geladeira. 



Fonte: A receita é do livro A Pequena Cozinha em Paris, da Rachel Khoo, publicado no Brasil pela editora Intrínseca.