31 de dezembro de 2014

Panna Cotta de Baunilha com Morangos

Quando estou meio sem tempo e quero uma sobremesa refrescante, fácil e rápida no preparo, além de deliciosa, faço uma Panna Cotta - sobremesa italiana com sabor delicado e que vai muito bem para dias quentes. A minha preferida é esta: baunilha acompanha por morangos.


Você irá precisar de:
Esta receita rende 500 ml. Então precisará de quatro forminhas de metal, daquelas que se usa para fazer petit gateau, com capacidade para um pouco mais de 125 ml ou potinhos de sobremesa, se preferir servir a panna cotta diretamente nos mesmos. Pode, inclusive, servir porções menores.

Ingredientes:
250 g de morangos para servir com a panna cotta
420 ml de creme de leite fresco (daquele que se usa para fazer chantilly)
80 ml de leite integral
4 ½ colheres (sopa) de açúcar
1 fava de baunilha
2 ½ a 3 folhas de gelatina

Eu costumo usar 2 ½ folhas de gelatina, que é exatamente a metade do pacote. Assim, posso duplicar a receita. Com esta quantidade, a panna cotta fica perfeita e cremosa; daquela que quando se leva o prato à mesa, ela vai balançando. Se gosta um pouco mais consistente, use 3 folhas, mas não mais que isso.

Modo de Preparo:
 
Separe as forminhas onde colocará a sobremesa e uma leiteira ou jarra refratária, que irá lhe ajudar na preparação.

Corte cada folha de gelatina em quatro pedaços e coloque em um prato fundo. Reserve.

Leve ao fogo baixo, em uma panela média, o creme de leite, o leite, o açúcar e a baunilha (as sementes e a fava). Mexa e deixe aquecer.

Quando a mistura estiver bem quente, cubra a gelatina com água fria para amolecer por uns três minutos. (Ela deve amolecer ao mesmo tempo que o creme começar a abir fervura.)

Assim que o creme começar a abrir fervura (quando surgem aquelas bolhinhas nas laterais da panela), desligue o fogo e remova a fava de baunilha. Retire umas três conchas cheias desta mistura quente e coloque na leiteira.

Pegue a gelatina e retire o excesso de água, espremendo levemente entre as mãos. Coloque na leiteira e mexa até que a gelatina se dissolva por completo. Transfira para a panela e misture bem com o restante do creme.

Despeje todo o creme na leiteira e vá enchendo as forminhas, mexendo sempre antes de colocar em cada uma; isso evitará que as sementes de baunilha se depositem no fundo da leiteira. Dica: Se for servir direto em potinhos, não encha muito, deixando um espaço para colocar os morangos que acompanham a sobremesa.

Leve à geladeira para firmarem por pelo menos 6 horas. Se for desenformar, aconselho a fazer na véspera de servir.

Como servir?

Pique os morangos em pedacinhos e deixe macerar fora da geladeira por uns 15 minutos com um pouco de açúcar (se estiverem doces, umas 3 colheres de sopa serão mais do que suficientes). Se quiser, acrescente uma a duas colheres de sopa de vinho do porto junto com o açúcar.

Para desenformar a panna cotta, coloque o fundo de uma forminha em um prato com um pouco de água quente e conte até 10. Seque o fundo da forminha, coloque sobre ela o prato de sobremesa e vire. Dica: Não deixe muito tempo na água quente, senão vai derreter o creme; um pouquinho é normal e fica parecendo uma calda, mas não muito.


Repita o processo com cada forminha, distribua os morangos e sirva imediatamente. Se for consumir diretamente em potinhos, basta colocar os morangos por cima do creme.


Você também pode acompanhar a panna cotta de baunilha por uma compota de morangos caseira, como na foto acima. Para ver a receita, clique aqui.

Como utilizar a fava de baunilha

Para retirar as sementes da fava de baunilha, coloque-a sobre uma tábua de cozinha, segure uma das pontas com a mão e corte no sentido longitudinal com uma faca afiada. Depois com a pontinha da faca, raspe as sementes.

Direitos autorais : Inga Nielsen

Dica:  Se for utilizar também a fava, como no caso de preparações com leite, creme de leite, não descarte-a depois de saborizar a sobremesa. Ela é muito cara para depois ser jogada fora. Lave e deixe secar em temperatura ambiente. Depois coloque dentro de um pote de açúcar para fazer um "açúcar baunilhado" e use normalmente em suas receitas doces. Fica também ótimo com açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre suas preparações. (E é claro que a dica vale também para as favas que não foram utilizadas. Melhor ainda porque têm muito mais sabor para perfumar o seu açúcar.)


Um pouquinho de conhecimento e história

Direitos autorais:Valentyn Volkov Volkov
A baunilha, que é a fava ou vagem de algumas espécies de orquídea, é a segunda especiaria mais cara do mundo, depois do açafrão, porque requer um processo agrícola muito trabalhoso.

Após as videiras serem plantadas, pode levar até três anos até que as primeiras flores aparecem. Os frutos devem permanecer na videira por nove meses, a fim de desenvolver completamente seu aroma próprio. No entanto, quando os grãos são colhidos, eles ainda estão parcialmente verdes e, portanto, não têm nem o sabor nem a fragrância. Eles desenvolvem suas propriedades particulares durante o processo de cura e secagem, que pode levar de semanas a meses.  E depois de secas, as favas de baunilha ainda ficam um a dois meses “descansando” até terminarem de desenvolver completamente o aroma e sabor.

Madagascar é o maior produtor dessa maravilhosa orquídea, seguido pelo México e Taiti. As favas cultivadas vão para grandes corporações, localizadas principalmente nos Estados Unidos e na Europa, onde são fabricados diversos produtos para culinária e perfumaria, entre muitos outros.

Se quiser saber um pouco mais sobre a baunilha, clique aqui

12 de dezembro de 2014

Biscoitos de Festa

Adoro fazer biscoitos caseiros, sem corantes e conservantes. Fazer a massa é bem simples e cortar os biscoitos não é difícil, desde que se tenha paciência para cumprir as etapas de descanso na geladeira. Uma massa geladinha é bem fácil de cortar e faz com que os biscoitos mantenham o formato e fiquem lindos. Uma delícia de presente!

Esta receita rende em torno de 25 biscoitos de mais ou menos 6 cm. Com cortadores menores, pode chegar até quase o dobro.

Você irá precisar de:

Cortadores de biscoitos, rolo para massa, palitinho de madeira para churrasco e duas assadeiras para biscoitos ou dois tabuleiros grandes.

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 g de açúcar - 1 xícara (chá) + 2 colheres (sopa)
1 ovo ligeiramente batido
400 g de farinha de trigo - 3 1/3 xícaras (chá)
1 fava de baunilha (ou raspas da casca de 2 limões ou de 2 laranjas)

Modo de Preparo:

Retire a manteiga da geladeira uns 20 min antes de começar a preparar a massa. Ela não pode estar muito gelada, mas também não pode estar mole para não afetar a consistência da massa.

Na batedeira com o batedor pá/raquete e em velocidade baixa, bata a manteiga cortada em pedaços, o açúcar e a baunilha. Não é para bater demais; é só para que os ingredientes se misturem, porque senão os biscoitos podem se espalhar quando estiverem assando. 

Acrescente o ovo e bata somente para homogeneizar. Desligue a batedeira e coloque toda a farinha de uma vez. Com uma colher ou com o próprio batedor, misture um pouco a farinha com o creme de manteiga, para que quando volte a ligar a batedeira, sua cozinha não fique cheia de farinha. Ligue a batedeira e bata até que a massa comece a se soltar dar laterais da tigela. 


Retire, divida a massa em duas parte e achate um pouco formando um retângulo. Coloque cada pedaço dentro de um saco plástico e deixe na geladeira por 1 hora.

Retire a massa da geladeira e coloque entre dois pedaços grandes de papel manteiga e abra com o rolo até que fique com mais ou menos 0,5 cm de espessura. 

Com os cortadores que tiver, corte os biscoitos no formato desejado e distribua nas assadeiras, deixando um espaço entre eles. Já nas assadeiras, use o palito de churrasco para decorar os biscoitos com furinhos. 

(Dica: Junte as sobras de massa, abra novamente e corte mais biscoitos. Depois desta segunda vez, a massa não ficará mais a mesma e nem os seus biscoitos. Eu não aconselho a ficar reaproveitando a massa mais de uma vez.)

Leve à geladeira por pelo menos 30 min. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse durante 6 a 8 min (depende do tamanho dos seus biscoitos). Eles estarão prontos quando as bordas começarem a ficar ligeiramente douradas. (Dica: É importante assar juntos os biscoitos de mesmo tamanho para que assem igualmente e você não acabe com biscoitos queimados e outros ainda crus).

Remova do forno e espere alguns minutos para os biscoitos firmarem um pouco antes de tirá-los da assadeira. Com a ajuda de uma espátula, retire os biscoitos e coloque sobre uma grade de confeiteiro para esfriarem por completo.


Conserve em um pote bem fechado e em local seco. Bem armazenados, podem durar até um mês. Se for dar de presente, pode colocá-los em uma lata ou em um pote para biscoitos ou embalá-los em saquinhos de celofane. No caso dos saquinhos, embalar somente na hora de presentear, pois mesmo bem amarrados, pode entrar alguma umidade e fazer com que seus deliciosos biscoitos deixem de ser crocantes.