26 de fevereiro de 2015

Biscoitinhos recheados com goiabada cremosa


Puros ou com recheio, esses biscoitinhos são absolutamente deliciosos. Lembram muito uns biscoitos que vendem na feira, só que com sabor e textura muito mais delicados. E além de gostosos, são muito lindinhos, sendo uma ótima opção de presente.

Você irá precisar de:
2 tabuleiros grandes, um saco de confeiteiro com um bico pitanga aberta grande (também conhecido como estrela). Se não tiver o bico, pode fazer os biscoitinhos em formato redondo, que vão continuar deliciosos. Esta receita renderá entre 35 e 45 biscoitos (70 a 90 metades), dependendo do tamanho que fizer os mesmos.


Ingredientes:
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente - 1 ¼ xícara (chá)
100 g de açúcar impalpável ou Glaçúcar - mais ou menos ⅔ xícara (chá)
Raspas de um limão verde
2 claras de ovos
300 g de farinha de trigo – 2 ½ xícara (chá)
1/2 colher (sopa) manteiga derretida para untar os tabuleiros
2 a 3 colheres (sopa) de goiabada cremosa*
*Caso não encontre goiabada cremosa, pode derreter no micro-ondas a goiabada em barra com um pouquinho de água. E se não gosta de goiabada, substitua por uma geleia de fruta de sua preferência.
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180º e unte os tabuleiros com a manteiga derretida.
Em uma tigela, coloque a manteiga, o açúcar e as raspas de limão. Bata com uma colher de pau ou batedeira com batedor pá/raquete até que se transforme em um creme claro e fofo.
Acrescente as claras em duas etapas e mexa bem. Elas não vão se misturar integralmente ao creme de manteiga; é assim mesmo. Em seguida, coloque toda a farinha de trigo peneirada. Não precisa bater muito; somente para incorporar a farinha.
Coloque um pouco da massa dentro do saco de confeitar e faça pequenas rosetas de mais ou menos 2 cm diretamente no tabuleiro, dando um espaço entre cada uma, pois elas crescem um pouco ao assar. Dica: Não encha demais o saco de confeiteiro, pois pode ficar difícil manusear o mesmo.

Asse os biscoitos até que comecem a ficar ligeiramente dourados no fundo, mas ainda claros na superfície. É bem rápido, mas o tempo dependerá do seu forno e se está assando os tabuleiros juntos ou um de cada vez. Eu asso em separado e levo em torno de 7 minutos para assar cada fornada. 
Retire os biscoitos do forno e deixe descansar uns 5 a 10 minutos na fôrma e depois transfira para uma grade de confeiteiro até esfriarem por completo.

Montagem:
Depois de frios, use pequenas porções de goiabada para “colar” as metades de biscoito.  

Os biscoitos sem o recheio se conservam bem em um ambiente seco e armazenados em um pote hermeticamente fechado por uns cinco dias. Com o recheio, eles podem amolecer. Por isso, só coloque a goiabada quando forem consumidos.



23 de fevereiro de 2015

Extrato de baunilha caseiro



Já falei aqui no Blog sobre extrato de baunilha e como às vezes é difícil encontrar à venda. Então se você quiser produzir o seu próprio extrato, saiba que é bem simples. O mais difícil é conseguir um item que não se compra e nem se vende - a paciência, já que leva um tempinho para essa poção mágica ficar pronta. 

Você irá precisar de:
Um vidro com fechamento hermético, com capacidade maior do que a quantidade de extrato que irá produzir, devidamente higienizado e esterilizado. Dica: Vidros de cor âmbar evitam que o produto entre em contato direto com luz, aumentando sua durabilidade. 

Ingredientes:
Vodca (ou cachaça, desde que seja incolor)
Fava de baunilha

Para cada 80 ml de vodca, uma fava de baunilha. Então, a quantidade de favas vai depender da quantidade de extrato que queira produzir.

DicaUse boas favas de baunilha. Para verificar se estão frescas, dobre a fava. Se ela dobrar facilmente e não "quebrar", a baunilha está perfeita

Modo de Preparo:
Abra a fava de baunilha, raspe as sementes e coloque dentro do vidro, juntamente com a fava aberta. Com a ajuda de um funil, despeje a vodca, tampe bem o vidro e sacuda.

Mantenha o vidro em local seco e escuro por pelo menos dois meses, sacudindo-o uma ou duas vezes por semana. Logo, o líquido começará a escurecer e ter um tom acastanhado. Assim que não houver mais cheiro forte da bebida e adquirir o perfume da baunilha, o seu extrato estará pronto para uso. Aproveite! 


E que tal preparar um presente especial para um amigo confeiteiro? O kit pode conter, por exemplo, o seu extrato caseiro, um açúcar baunilhado e algumas favas de baunilha. Tenho certeza que vai adorar!