23 de fevereiro de 2015

Extrato de baunilha caseiro



Já falei aqui no Blog sobre extrato de baunilha e como às vezes é difícil encontrar à venda. Então se você quiser produzir o seu próprio extrato, saiba que é bem simples. O mais difícil é conseguir um item que não se compra e nem se vende - a paciência, já que leva um tempinho para essa poção mágica ficar pronta. 

Você irá precisar de:
Um vidro com fechamento hermético, com capacidade maior do que a quantidade de extrato que irá produzir, devidamente higienizado e esterilizado. Dica: Vidros de cor âmbar evitam que o produto entre em contato direto com luz, aumentando sua durabilidade. 

Ingredientes:
Vodca (ou cachaça, desde que seja incolor)
Fava de baunilha

Para cada 80 ml de vodca, uma fava de baunilha. Então, a quantidade de favas vai depender da quantidade de extrato que queira produzir.

DicaUse boas favas de baunilha. Para verificar se estão frescas, dobre a fava. Se ela dobrar facilmente e não "quebrar", a baunilha está perfeita

Modo de Preparo:
Abra a fava de baunilha, raspe as sementes e coloque dentro do vidro, juntamente com a fava aberta. Com a ajuda de um funil, despeje a vodca, tampe bem o vidro e sacuda.

Mantenha o vidro em local seco e escuro por pelo menos dois meses, sacudindo-o uma ou duas vezes por semana. Logo, o líquido começará a escurecer e ter um tom acastanhado. Assim que não houver mais cheiro forte da bebida e adquirir o perfume da baunilha, o seu extrato estará pronto para uso. Aproveite! 


E que tal preparar um presente especial para um amigo confeiteiro? O kit pode conter, por exemplo, o seu extrato caseiro, um açúcar baunilhado e algumas favas de baunilha. Tenho certeza que vai adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: