31 de janeiro de 2015

Bolo Vitória



Um bolo fácil e que permite várias variações de sabores. Depois de assado, ele fica bem retinho, por isso é perfeito para ser recheado e confeitado. Aqui eu fiz uma versão mini para presentear uma menina linda chamada Vitória.

Você irá precisar de:
Duas fôrmas para bolo redondas com 20 cm de diâmetro. Se quiser fazer bolinhos, pode utilizar fôrmas para cupcake ou para pão de mel. Esta receita rende 20 a 24 cupcakes de tamanho regular (fundo 5 cm).

Ingredientes:
200 g de farinha de trigo com fermento
200 g de açúcar
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos médios em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Unte as fôrmas e forre o fundo com papel manteiga. Para os bolinhos, untar e enfarinhar as fôrmas.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata o açúcar com a manteiga até que se transforme em um creme claro e fofo (leva em média uns 5min se bater na batedeira). De vez em quando raspe as laterais da tigela para que tudo fique bem misturado.

A parte bata ligeiramente os ovos e acrescente a baunilha. Despeje os ovos, aos poucos, sobre a mistura de manteiga e açúcar, sem parar de bater. Se a massa começar a se separar (talhar), acrescente duas a três colheres (sopa) de farinha de trigo e depois continue a colocar o restante dos ovos. Não tenha pressa nessa etapa.

Acrescente a farinha toda de uma vez. Se estiver usando a batedeira, desligue antes, coloque a farinha e use o próprio batedor para misturar um pouco a farinha antes de ligar novamente, se não quiser ficar com sua cozinha toda enfarinhada. Não bater demais; somente o suficiente para incorporar bem a farinha.

Distribua a massa igualmente entre as duas fôrmas e leve para assar até que inserindo um palito ou testador para bolos, ele saia limpo; mais ou menos 15 min.

Deixe esfriar um pouco e, quando estiverem mornos, retire das formas e vire os bolos sobre uma grade de confeiteiro e deixe esfriar por completo, antes de retirar o papel manteiga e colocar o recheio e a cobertura. 

Aqui o recheio é de creme de limão siciliano e a cobertura é somente açúcar de confeiteiro. Depois usei forminhas de papel para acomodar cada bolinho e embalar em uma caixinha.

Prefere um recheio de morango ou frutas vermelhas? Clique aqui.


Um pouquinho de história...

O bolo Vitória é um clássico inglês e recebeu este nome por ser um bolo muito apreciado pela Rainha Victoria, durante o chá da tarde. Era servido em pequenas porções, como se fosse um sanduíche recheado por geleia e coberto com açúcar peneirado; por isso é também conhecido por Victoria sandwich cake. Atualmente o bolo não é mais normalmente feito em porções individuais e sim inteiro, recheado com geleia e chantilly ou creme de baunilha.

Ingredientes da receita original: 4 ovos; seu peso em açúcar, manteiga e farinha; 1/4 colher de sal, uma camada de qualquer tipo de geleia ou marmelada. 

Descobriu o segredo da receita? É sempre manter o mesmo peso dos ingredientes: ovos, manteiga e a farinha de trigo (com fermento). Assim, pode fazer bolos maiores e menores, sempre respeitando as proporções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: