30 de setembro de 2014

Creme mousse de maracujá

Esse creme de maracujá é muito gostoso e com uma textura aveludada maravilhosa. Perfeito para rechear um bolo ou cupcake caseiros ou simplesmente para comer com uma torrada ou sobre um bom iogurte grego.

Rendimento: em torno de 250 ml

Você irá precisar de:
Um pote de vidro com fechamento hermético com capacidade para 300 ml.

Ingredientes:
50ml de suco de maracujá fresco (vai precisar de uns 2 maracujás)
1 colher (sopa) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
50g de manteiga (¼ tablete)
2 ovos pequenos (use os caipiras que têm gemas bem amarelinhas, para que o creme fique com uma cor bem bonita)

Modo de Preparo:
Antes de começar a fazer o creme, higienize e esterilize o pote em que será armazenado.  

Sobre uma tigela refratária, coloque uma peneira e passe por ela os ovos inteiros (fure as gemas e deixe que os ovos piguem naturalmente sobre o refratário). Enquanto isso, prepare o suco. Corte os maracujás ao meio e retire a poupa com uma colher. Coloque no liquidificador junto com a água e bata rapidamente (uns 15 segundos) para soltar a poupa da fruta. Não bater demais para o suco não amargar. Passe por uma peneira e separe os 50 ml que utilizará na receita.

Em uma panela média, coloque o suco de maracujá, o açúcar, a manteiga cortada em pedaços e leve ao fogo baixo, mexendo até derreter o açúcar e iniciar fervura (não precisa deixar ferver). Retire do fogo e despeje aos poucos sobre os ovos já peneirados, mexendo sempre com um batedor de arames. Tem de ser mesmo aos poucos para não cozinhar os ovos.

Retorne a mistura para a panela e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Estará  no ponto quando o creme se agarrar às costas da colher de pau, de forma que passando o dedo no meio da colher forme um risco e o creme não se junte novamente. Esse processo é rápido. Depois que o líquido começa a engrossar, em um ou dois minutos estará pronto. Então, fique atento para que o creme não talhe. Ele fica um creme molinho, mas depois de frio, encorpará um pouco.

Assim que estiver pronto, retire o creme imediatamente da panela para que não continue cozinhando com o seu calor e coloque em um frasco higienizado e esterilizado. Conserve na geladeira.  

Dicas:

  1. Aconselho mexer com um batedor de arames para evitar que crie gruminhos, mas, até pegar prática, deixe uma colher de pau reservada para verificar o ponto.
  2. O creme talhou? Se o estrago não foi muito grande, pode ser que tenha salvação. Bata ainda quente no liquidificador. Não vai ficar com a mesma textura, mas se for para um recheio provavelmente vai dar para usar.
  3. Por ser um creme bem fresco, seu uso em bolos e cupcakes caseiros deve ser no mesmo dia em que estes forem consumidos. Se houver sobras, guardar na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: