25 de março de 2015

Brownie na "quentinha"


Além de ser delicioso e fácil de fazer, o brownie é muito versátil; vai do lanche da tarde a uma deliciosa sobremesa, se for servido quente com sorvete e calda de chocolate. E se você quiser mais motivos para fazer um agora, garanto que ainda fica melhor nesta versão assado (e) embalado. Uma opção prática para levar a uma festinha no trabalho, na escola das crianças ou para dar de presente na Páscoa.  

Você irá precisar de:
Uma fôrma quadrada de 20 cm ou assadeira descartável de papel alumínio com capacidade para 1150 ml.

Ingredientes:
8 colheres de manteiga sem sal, mais um pouco para untar (115 g)
85 g de chocolate amargo picado, pelo menos 70% cacau (1/2 xícara)
1 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
1/2 xícara de nozes picadas ou uma castanha de sua preferência (opcional)

Modo de Preparo:
Aqueça o forno a 180º. Forre a fôrma toda com papel alumínio e unte com manteiga, tomando cuidado para não rasgar o papel. Se estiver usando a assadeira descartável, basta untar.

Coloque a manteiga e o chocolate em uma panela pequena sobre fogo bem baixo, mexendo constantemente. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, desligue o fogo e continue a misturar até que derreta por completo.

Passe para uma tigela refratária, junte o açúcar e misture bem. A parte bata os ovos ligeiramente e acrescente aos poucos ao creme de chocolate. Em seguida, incorpore delicadamente a farinha, o sal, a baunilha e, por fim, as nozes.

Despeje na assadeira e asse por 20, 25 minutos ou até formar uma casquinha quebradiça por cima e o centro ficar quase firme. Se espetar um palito ou testador de bolos no centro do brownie, ele deve sair ainda um pouco úmido.

Deixe esfriar antes de desenformar e cortar em fatias (rende 12 fatias). Se quiser um melhor acabamento, apare as bordinhas e devore-as depois, é claro!


Dica! Para ser um presente especial, use um chocolate de ótima qualidade e capriche na decoração da embalagem.


22 de março de 2015

Trufa de Chocolate ao Leite e Amargo


Estas são minhas trufas favoritas, pois a mistura chocolate ao leite e amargo faz com que fiquem doces na medida certa; nem mais nem menos. Uma ótima opção para acompanhar um café após um jantar especial e, por isso, são perfeitas para presentear um ótimo anfitrião. Só lembre-se de que o calor é inimigo das trufas. Então não são aconselhadas para dias quentes ou ambientes não refrigerados, pois a boa trufa irá derreter. Se não derreter, não são feitas com chocolate de qualidade.

Você irá precisar de:
Duas tigelas refratárias, um tabuleiro e um tapete de silicone ou papel manteiga. A receita rende em torno de 35 trufas de 10 g sem a cobertura.

Ingredientes:
120 ml de creme de leite fresco
200 g de chocolate ao leite
80 g de chocolate amargo (mínimo 70%)
75 g manteiga sem sal
Cacau em pó para cobrir as trufas
Chocolate ao leite para banhar as trufas (a quantidade vai depender do método que irá utilizar; no final da receita tem uma dica para economizar, ok?)

Modo de Preparo:
Coloque o chocolate ao leite na tigela e reserve. Leve o creme de leite e a manteiga ao fogo baixo em uma panela pequena e, assim que abrir fervura, retire do fogo e jogue por cima do chocolate. Deixe descansar por uns 2 minutos e depois mexa delicadamente até que o chocolate derreta completamente.

Derreta o chocolate amargo no micro-ondas ou em banho-maria e incorpore ao creme. Leve à geladeira para firmar por pelo menos 4 h. Tem de ficar bem consistente.

Com a ajuda de duas colheres pequenas, separe porções da massa e modele com as mãos, formando bolinhas. Lembre-se que as trufas não têm de ficar perfeitamente redondinhas como um brigadeiro.

Coloque as bolinhas em um tabuleiro com um tapete de silicone ou forrado com papel manteiga e leve à geladeira para firmarem novamente, por mais ou menos uns 10 minutos.

Coloque em um prato raso um pouco de cacau em pó, role as trufas e missão cumprida. É só degustar.

Se for para presentear (ou se preferir), melhor banhar as trufas em chocolate para que fiquem mais firmes. Para isso, passe para o próximo passo.

Quebre o chocolate em pedacinhos e divida em três partes iguais. Coloque duas partes em um refratário e derreta no micro-ondas ou em banho-maria. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, acrescente o restante do chocolate e mexa até que se derreta por completo. 

Banhe cada trufa no chocolate e depois role no chocolate em pó. Coloque as trufas em um tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel manteiga e leve à geladeira rapidamente para firmarem (uns 5 a 10 minutos somente). Se preferir uma casquinha mais dura, banhe duas vezes no chocolate. Neste caso, quando a primeira cobertura secar, banhe novamente, passe no cacau e espere firmar antes de embalar.

Para este presente especial, eu banhei as trufas duas vezes no chocolate e rolei algumas em cacau em pó e em outras, pincelei pó dourado comestível dissolvido em um pouco de cachaça.

Cobrindo as trufas de forma econômica
Uma maneira bem mais econômica de “banhar” as trufas é colocar um pouco de chocolate derretido na palma das mãos e passar na trufa como se estivesse enrolando um brigadeiro. Vai fazer uma sujeirinha, mas a economia compensa. Se preferir, coloque uma luva de silicone; destas que manicures e dentistas costumam usar. Com este método, para esta receita precisará de mais ou menos 100 g de chocolate para fazer uma camada de cobertura. Se for banhar, vai precisar de pelo menos 300 g.

IMPORTANTE: Só use o chocolate para banhar as trufas quando não estiver mais quente, pois senão elas irão derreter. Faça um teste: mergulhe um palito de dente no chocolate e depois passe logo abaixo dos lábios. Não estando quente, use imediatamente. 

Caso queira mais informações sobre como derreter e temperar chocolate, veja aqui.

Trufas de Chocolate - Dicas

Foto: Baloncici

Sempre achei que esse doce tão refinado e delicado fosse muito difícil de fazer. Depois descobri que são bolinhas de ganache de chocolate bem firme cobertas por cacau em pó. Nada tão complicado assim.

Foto: Valentyn Volkov
O nome advém de sua semelhança com as trufas – um fungo raro que nasce e se desenvolve sob a terra, como esta aí ao lado. 

As trufas de chocolate têm uma aparência rústica e disforme. Portanto, não se preocupe se suas bolinhas não ficarem perfeitas como um brigadeiro; é para ser assim mesmo. Depois de prontas, são recobertas por cacau ou chocolate em pó, dando aquele toque final da sujeirinha de terra das “verdadeiras” trufas. 


Os Ingredientes

As trufas são feitas basicamente de chocolate e creme de leite, podendo ainda conter manteiga, para uma textura mais suave e aveludada.

CHOCOLATE O segredo de uma trufa saborosa, daquela que derrete na boca, é usar um chocolate de boa qualidade. Estou me referindo ao puro chocolate, sem gordura hidrogenada ou fracionada, apenas com a gordura do cacau. Leia sempre o rótulo do produto e conheça o que está comprando. Veja como se classificam os chocolates:

Amargo – 70 a 100% cacau
Meio-amargo – 50 a 69% de cacau
Ao leite – 30 a 49% de cacau
Branco – 0% de cacau e 33% de manteiga de cacau

CREME DE LEITEA receita clássica leva creme de leite fresco, mas também funciona com creme de leite em lata ou em caixinha, embora o sabor não seja o mesmo. Conforme sua preferência, procure uma receita em que esteja especificado qual o tipo de creme de leite deve ser usado. Substituir simplesmente o creme de leite fresco pelo outro (ou vice-versa) pode comprometer o resultado final da receita.

DICA! Se quiser dar um sabor diferenciado às suas trufas, pode acrescentar alguma bebida, como licor, conhaque, vinho ou ainda especiarias, ervas, chá, café, entre outros ingredientes. As especiarias e ervas devem ser misturadas ao creme de leite aquecido e deixadas em infusão para que os sabores sejam bem absorvidos. Ao adicionar algum líquido, diminua a quantidade correspondente de creme de leite. Exemplo: se acrescentar uma colher de sopa de licor, diminua uma colher de sopa de creme de leite.

Finalização e Conservação

Depois de prontas, as bolinhas de ganache são recobertas por cacau ou chocolate em pó. Ainda se tem a opção de passar as trufas por frutas secas ou algum tipo de castanha (amêndoa, nozes, avelã, pistache, por exemplo).

Para servir em casa, isso já basta; acompanha muito bem um cafezinho depois da refeição. Agora se o objetivo for dar de presente, aconselho recobrir as trufas com uma ou duas camadas de chocolate derretido antes de passar pelo cacau. Caso contrário, elas vão começar a se desmanchar e não chegarão em bom estado ao destinatário.

A massa de trufas pode ser feita com antecedência e conservada em geladeira por uma ou duas semanas, devendo permanecer ali até o consumo, ainda em forma de ganache ou já em “bolinhas”, mas sem terem ainda sido recobertas por chocolate e/ou cacau em pó. Se forem refrigeradas prontas, quando retiradas da geladeira, elas vão suar e perder um pouco da sua beleza. Por isso, só devem ser finalizadas na hora de degustadas ou de embalar para presente.

Como derreter chocolate?

O chocolate pode ser derretido no micro-ondas ou em banho-maria, conforme achar melhor e mais fácil para você

No micro-ondas
Pique o chocolate em pedacinhos e coloque em um refratário que possa ir ao micro-ondas. Leve ao forno em temperatura média por 30 segundos. Retire, mexa o chocolate, mesmo que esteja com os pedaços ainda inteiros, e retorne ao micro-ondas por mais 30 segundos. Repita a operação até que o chocolate esteja totalmente derretido.

No banho-maria
Pique o chocolate em pedacinhos e coloque em uma tigela refratária. Encaixe a tigela em uma panela e leve ao fogo baixo com um pouco de água. (A água não deve tocar o fundo do refratário, pois pode queimar o chocolate). Mexa delicadamente até que o chocolate esteja totalmente derretido.

Dica: A tigela deve ser maior do que a boca da panela que irá utilizar, de forma a evitar que o vapor não penetre no chocolate, pois água e chocolate não se combinam.


TEMPERAGEM

É o processo de preparação do chocolate para que depois de derretido e esfriado ele fique liso, firme e com brilho. É necessário quando se faz bombons, trufas, barras de chocolate, por exemplo.

Este processo consiste em derreter e depois esfriar o chocolate a temperaturas específicas, de forma a fazer com que suas gorduras fiquem bem misturadas, evitando o aparecimento de linhas esbranquiçadas no seu produto final.

Isso requer técnica e o uso de um termômetro culinário. Para um trabalho simples e caseiro, pode-se adotar o método a seguir e que garanto funciona muito bem, desde que se use um bom chocolate.

1. Quebre o chocolate em pedacinhos e divida em três partes iguais. Coloque duas partes em um refratário e derreta no micro-ondas ou em banho-maria.

2. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, acrescente o restante do chocolate e mexa até que se derreta por completo. 

Só use o chocolate quando estiver em temperatura ambiente. Para testar se não está mais quente, mergulhe um palito de dente no chocolate e depois passe logo abaixo dos lábios. Não sentindo mais calor, está perfeito. Use imediatamente. 

Se durante o seu trabalho, começar a engrossar e ficar difícil manusear, leve ao micro-ondas ou ao banho-maria somente por alguns segundos. Caso o chocolate chegue a endurecer, repita todo o processo. Você deverá fazer novamente a temperagem.