22 de março de 2015

Trufa de Chocolate ao Leite e Amargo


Estas são minhas trufas favoritas, pois a mistura chocolate ao leite e amargo faz com que fiquem doces na medida certa; nem mais nem menos. Uma ótima opção para acompanhar um café após um jantar especial e, por isso, são perfeitas para presentear um ótimo anfitrião. Só lembre-se de que o calor é inimigo das trufas. Então não são aconselhadas para dias quentes ou ambientes não refrigerados, pois a boa trufa irá derreter. Se não derreter, não são feitas com chocolate de qualidade.

Você irá precisar de:
Duas tigelas refratárias, um tabuleiro e um tapete de silicone ou papel manteiga. A receita rende em torno de 35 trufas de 10 g sem a cobertura.

Ingredientes:
120 ml de creme de leite fresco
200 g de chocolate ao leite
80 g de chocolate amargo (mínimo 70%)
75 g manteiga sem sal
Cacau em pó para cobrir as trufas
Chocolate ao leite para banhar as trufas (a quantidade vai depender do método que irá utilizar; no final da receita tem uma dica para economizar, ok?)

Modo de Preparo:
Coloque o chocolate ao leite na tigela e reserve. Leve o creme de leite e a manteiga ao fogo baixo em uma panela pequena e, assim que abrir fervura, retire do fogo e jogue por cima do chocolate. Deixe descansar por uns 2 minutos e depois mexa delicadamente até que o chocolate derreta completamente.

Derreta o chocolate amargo no micro-ondas ou em banho-maria e incorpore ao creme. Leve à geladeira para firmar por pelo menos 4 h. Tem de ficar bem consistente.

Com a ajuda de duas colheres pequenas, separe porções da massa e modele com as mãos, formando bolinhas. Lembre-se que as trufas não têm de ficar perfeitamente redondinhas como um brigadeiro.

Coloque as bolinhas em um tabuleiro com um tapete de silicone ou forrado com papel manteiga e leve à geladeira para firmarem novamente, por mais ou menos uns 10 minutos.

Coloque em um prato raso um pouco de cacau em pó, role as trufas e missão cumprida. É só degustar.

Se for para presentear (ou se preferir), melhor banhar as trufas em chocolate para que fiquem mais firmes. Para isso, passe para o próximo passo.

Quebre o chocolate em pedacinhos e divida em três partes iguais. Coloque duas partes em um refratário e derreta no micro-ondas ou em banho-maria. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, acrescente o restante do chocolate e mexa até que se derreta por completo. 

Banhe cada trufa no chocolate e depois role no chocolate em pó. Coloque as trufas em um tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel manteiga e leve à geladeira rapidamente para firmarem (uns 5 a 10 minutos somente). Se preferir uma casquinha mais dura, banhe duas vezes no chocolate. Neste caso, quando a primeira cobertura secar, banhe novamente, passe no cacau e espere firmar antes de embalar.

Para este presente especial, eu banhei as trufas duas vezes no chocolate e rolei algumas em cacau em pó e em outras, pincelei pó dourado comestível dissolvido em um pouco de cachaça.

Cobrindo as trufas de forma econômica
Uma maneira bem mais econômica de “banhar” as trufas é colocar um pouco de chocolate derretido na palma das mãos e passar na trufa como se estivesse enrolando um brigadeiro. Vai fazer uma sujeirinha, mas a economia compensa. Se preferir, coloque uma luva de silicone; destas que manicures e dentistas costumam usar. Com este método, para esta receita precisará de mais ou menos 100 g de chocolate para fazer uma camada de cobertura. Se for banhar, vai precisar de pelo menos 300 g.

IMPORTANTE: Só use o chocolate para banhar as trufas quando não estiver mais quente, pois senão elas irão derreter. Faça um teste: mergulhe um palito de dente no chocolate e depois passe logo abaixo dos lábios. Não estando quente, use imediatamente. 

Caso queira mais informações sobre como derreter e temperar chocolate, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: