26 de novembro de 2014

Cheesecake com Frutas Vermelhas

Adoro sobremesas que possa fazer com antecedência e que sejam simples e deliciosas, como é esta cheesecake. Ela é um dos meus doces favoritos e está no topo da minha lista de sobremesas que ficam na geladeira esperando a festa começar.


Você irá precisar de:
Uma fôrma redonda alta de 20 cm com fundo removível.

Ingredientes:

Para a base:
100 g de biscoito maisena
50 g de manteiga sem sal derretida

Para o recheio:
600 g cream cheese (4 embalagens de 150 g) em temperatura ambiente
3/4 xícara (chá) de açúcar
1 ½ colher de chá de essência de baunilha ou as sementes de 1 fava de baunilha
4 ovos
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
½ colher sopa de suco de limão

Para a cobertura:
Um vidro de geleia de morango, framboesa ou de frutas vermelhas (a gosto)
Suco de limão
Água filtrada
Frutas frescas, de acordo com a geleia escolhida (opcional)

Caso queira fazer sua própria cobertura, clique aqui.

Modo de Preparo:

Base:
Pré-aqueça o forno a 180º C.

Bata o biscoito no processador ou no liquidificar até se transformar em farinha. Coloque em uma tigela e misture com a manteiga derretida. Despeje na fôrma e, com as costas de uma colher, distribua sobre todo o fundo.

Como a fôrma é de fundo removível e a cheesecake será assada em banho-maria, é necessário forrar todo seu exterior com várias camadas de papel alumínio. Isso evitará que a água entre em contato com o doce. Eu passo primeiro uma camada de papel filme, bem grudada ao fundo e um pouco nas laterais e depois faço umas três camadas de papel alumínio por cima.

Leve ao forno médio pré-aquecido por cinco minutos. Retire do forno e reserve. Abaixe a temperatura para 165º C.

Recheio:
Coloque o suco de limão dentro de ½ xícara (chá) e encha a xícara com o creme de leite fresco. Misture e reserve. O creme de leite irá engrossar um pouco. É assim mesmo.

Misture com uma colher de pau o cream cheese em temperatura ambiente com o açúcar e a baunilha, até ficar homogêneo (se preferir a batedeira, use-a com o batedor raquete para que não incorpore muito ar à massa). Junte os ovos, um a um, batendo delicadamente sempre após cada adição. Por fim, acrescente o creme de leite.

Espalhe o recheio sobre a massa reservada e que deve ter esfriado um pouco. Asse em banho-maria por mais ou menos uma hora ou até que as bordas estejam firmes, mas o centro ainda esteja levemente mole, de modo que quando sacudimos delicadamente a fôrma o centro balance um pouco - esse é o ponto certo.

Desligue o forno e deixe a porta entreaberta até sair o calor (um cuidado extra para que a torta não rache). Retire o cheesecake do banho-maria, remova o papel alumínio da fôrma, com muito cuidado para não se queimar, pois pode ter entrada um pouco de água entre as camadas do papel. Deixe esfriar em temperatura ambiente. 

Leve à geladeira por pelo menos 4h e até na hora de servir (melhor é fazer na véspera do evento). Remova o cheesecake do refrigerador em torno de 20 minutos antes de servi-lo.

Calda:
Em uma panela pequena, coloque a geleia, umas gotas de suco de limão e um pouco de água (o suficiente para que ela dissolva e se transforme em calda). Leve ao fogo baixo, até ferver. Deixe esfriar.

Montagem:
Desenforme a cheesecake e sirva com a calda e as frutas (se estiver usando) colocadas por cima da torta inteira ou sobre suas fatias. Colocar a calda sobre as fatias é melhor quando não se vai consumir a cheesecake toda de uma vez. Será que sobra algum pedacinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: