30 de setembro de 2014

Bolo com recheio cremoso de maracujá

Quem disse que não dá para fazer um bolo caseiro com cara de festa? Este bolo fofo, com textura que se assemelha a pão de ló e com perfume de baunilha, é o par ideal para o delicioso recheio de maracujá, tornando-o prefeito para uma reunião em família ou festa no trabalho.  

Você irá precisar de:
Um fôrma alta com 23/24 cm diâmetro, de preferência com fundo removível. 

PARA O BOLO

Ingredientes:
4 ovos grandes - o equivalente a uma xícara (chá)
2 xícaras (chá) de açúcar
50 g de manteiga sem sal (1/4 de xícara)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
Açúcar de confeiteiro ou impalpável ou açúcar gelado (para finalização)

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe a fôrma. Pré-aqueça o forno a 180º.

Em uma leiteira, coloque o leite e a manteiga e leve ao fogo baixo até que a manteiga derreta e o leite levante fervura. Desligue o fogo e acrescente a baunilha. Reserve.

Enquanto isso, coloque os ovos na tigela da batedeira e bata até que dobrem de tamanho (mais ou menos uns 5 min). Quando chegar neste ponto, vá adicionando o açúcar aos poucos com a batedeira ligada, até formar um creme.

Desligue a batedeira e misture com uma espátula de silicone, delicadamente, a farinha em três partes, alternando com a mistura de leite quente até que toda a farinha e todo o leite tenham sido incorporados. Junto com a última parte de farinha, coloque o fermento. Atenção: Não é para bater a massa, mas incorporar com cuidado os ingredientes para que o bolo fique bem fofo.

Distribua a massa na fôrma e coloque imediatamente no forno. É importante que a massa vá ao forno assim que ficar pronta. Asse até que o bolo comece a se desprender das laterais da fôrma e espetando um palito ou testador de bolos ele saia limpo (aproximadamente 30 min). Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro. Só desenformar quando estiver em temperatura ambiente. 

Se for usar calda, depois de uns 15 após sair do forno, pincele o bolo com a calda delicadamente, para não danificar a superfície. Reserve o restante para a montagem do bolo.

PARA A CALDA (opcional)

Ingredientes:
5 colheres (sopa) de suco de maracujá fresco
5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:
Assim que o bolo sair do forno, em uma panela pequena, coloque o suco e o açúcar e leve ao fogo baixo até que levante fervura e o açúcar tenha se dissolvido. Desligue o fogo e deixe amornar um pouco antes de utilizar.

PARA O RECHEIO DE MARACUJÁ
Ingredientes e modo de preparo, clique aqui.


MONTAGEM DO BOLO:

Espalhe um pouco do recheio no prato em que irá montar o bolo, para servir de "cola" e evitar que ele deslize quando for transportado.

Divida o bolo ao meio com uma faca grande para pão ou um cortador de bolos. Coloque a parte inferior do bolo no prato, regue com o restante da calda (se estiver usando). O bolo vai ficar gostoso mesmo sem a calda, mas se você gosta de um bolo bem molhadinho, não deixe de fazer.

Coloque o recheio, evitando que chegue até as bordas do bolo, pois quando a outra parte do bolo for colocada, vai fazer peso e o recheio pode escorrer pelas laterais (a menos que esta seja a intenção). A quantidade de meia xícara é uma referência; coloque o recheio aos poucos e avalie se precisa de mais ou já é suficiente. Coloque a outra camada do bolo, peneire por cima o açúcar de confeiteiro, impalpável ou gelado (como preferir) e está pronto para a festa.

Se for transportar, coloque o presente em uma caixa própria para bolos que é facilmente encontrada em lojas de produtos para confeitaria. 
Pronto para cumprir o seu destino - fazer alguém feliz!

Creme mousse de maracujá

Esse creme de maracujá é muito gostoso e com uma textura aveludada maravilhosa. Perfeito para rechear um bolo ou cupcake caseiros ou simplesmente para comer com uma torrada ou sobre um bom iogurte grego.

Rendimento: em torno de 250 ml

Você irá precisar de:
Um pote de vidro com fechamento hermético com capacidade para 300 ml.

Ingredientes:
50ml de suco de maracujá fresco (vai precisar de uns 2 maracujás)
1 colher (sopa) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
50g de manteiga (¼ tablete)
2 ovos pequenos (use os caipiras que têm gemas bem amarelinhas, para que o creme fique com uma cor bem bonita)

Modo de Preparo:
Antes de começar a fazer o creme, higienize e esterilize o pote em que será armazenado.  

Sobre uma tigela refratária, coloque uma peneira e passe por ela os ovos inteiros (fure as gemas e deixe que os ovos piguem naturalmente sobre o refratário). Enquanto isso, prepare o suco. Corte os maracujás ao meio e retire a poupa com uma colher. Coloque no liquidificador junto com a água e bata rapidamente (uns 15 segundos) para soltar a poupa da fruta. Não bater demais para o suco não amargar. Passe por uma peneira e separe os 50 ml que utilizará na receita.

Em uma panela média, coloque o suco de maracujá, o açúcar, a manteiga cortada em pedaços e leve ao fogo baixo, mexendo até derreter o açúcar e iniciar fervura (não precisa deixar ferver). Retire do fogo e despeje aos poucos sobre os ovos já peneirados, mexendo sempre com um batedor de arames. Tem de ser mesmo aos poucos para não cozinhar os ovos.

Retorne a mistura para a panela e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Estará  no ponto quando o creme se agarrar às costas da colher de pau, de forma que passando o dedo no meio da colher forme um risco e o creme não se junte novamente. Esse processo é rápido. Depois que o líquido começa a engrossar, em um ou dois minutos estará pronto. Então, fique atento para que o creme não talhe. Ele fica um creme molinho, mas depois de frio, encorpará um pouco.

Assim que estiver pronto, retire o creme imediatamente da panela para que não continue cozinhando com o seu calor e coloque em um frasco higienizado e esterilizado. Conserve na geladeira.  

Dicas:

  1. Aconselho mexer com um batedor de arames para evitar que crie gruminhos, mas, até pegar prática, deixe uma colher de pau reservada para verificar o ponto.
  2. O creme talhou? Se o estrago não foi muito grande, pode ser que tenha salvação. Bata ainda quente no liquidificador. Não vai ficar com a mesma textura, mas se for para um recheio provavelmente vai dar para usar.
  3. Por ser um creme bem fresco, seu uso em bolos e cupcakes caseiros deve ser no mesmo dia em que estes forem consumidos. Se houver sobras, guardar na geladeira.

Diferença entre açúcar de confeiteiro, impalpável e gelado

Estes tipos de açúcar são muito usados nas finalizações de sobremesas e pães doces. Apenas um pouquinho peneirado sobre um bolo, muda tudo e transforma um bolo caseiro em bolo de festa. Mas qual tipo usar?

O açúcar de confeiteiro e o impalpável são mais processados que açúcar comum refinado e, por isso, possuem grãos mais finos e bem branquinhos, se assemelhando a um pó.

Até a um tempo atrás, eu diria que a única diferença entre ambos é que o impalpável leva uma pequena quantidade de amido de milho em sua composição, o que ajuda a tirar um pouco da umidade do açúcar e faz com se mantenha seco por mais tempo quando polvilhado sobre doces e sobremesas. No entanto, hoje a maioria das marcas de açúcar de confeito apresenta em sua composição também o amido de milho. Então, fica difícil perceber a diferença. Enfim... Ambos têm a mesma função para dar aquele toque final a sua produção.

Quando se trata da utilização como ingrediente de alguma receita, pode ser que tenha diferença a substituição do açúcar de confeiteiro pelo impalpável, principalmente quando se trata de glacês, onde são muito utilizados. Aí não tem jeito, tem de experimentar para ver se dá certo.

Fora do Brasil, não há esta distinção, existindo somente o açúcar de confeiteiro, com diferentes nomes em cada país, como por exemplo: confectioner's sugar, powdered sugar, icing sugar, sucre glace.

Já o açúcar gelado, é muito utilizado em cobertura de pães doces, como donuts, sonhos e croissants. Ele não derrete como outros e pode ser congelado, sendo esta é a sua principal vantagem, pois decora o doce, bolo por muito mais tempo sem derreter. Por isso é indicado quando se quer manter a decoração de sua sobremesa por mais tempo.
Direitos autorais : alga38

Onde comprar?

Todos são comercializados em lojas de produtos para culinária e confeitaria, tanto lojas físicas quanto pela internet, mas o açúcar de confeiteiro é o mais acessível, pois é vendido em supermercado (o Glaçúcar da União é o mais facilmente encontrado). 


Dá para fazer em casa?

Se na hora de finalizar o seu bolo ou sobremesa, faltou o açúcar de confeiteiro / impalpável, dá para fazer em casa, mas não espere o mesmo resultado de um produto industrializado; é um quebra-galho. O açúcar gelado, como leva mais ingredientes além do açúcar e amido, alguns somente disponíveis na produção industrial, não há como ser reproduzido em casa.

Receitinha caseira

Tudo que você precisa é ¼ xícara de açúcar + ½ colher de chá de amido de milho. Bata a mistura no liquidificador até atingir a textura desejada. Atenção ao abrir a tampa do liquidificador, pois levanta uma nuvem de açúcar.

Caso queira fazer uma quantidade maior ou menor, a proporção deve ser de 3% de amido de milho sobre o total do açúcar. Exemplo: para 100g de açúcar, deve-se acrescentar 3g de amido de milho.

Se preferir, pode usar somente o açúcar na quantidade que desejar e bater até triturar os grãos. Já fiz com açúcar demerara, com bom resultado. Lembro que a vantagem de usar o amido já foi explicada acima: tirar um pouco da umidade do açúcar e fazer com que se mantenha por mais tempo sem derreter.

Observação: Uma dica que vi navegando pela internet é de que os grãos de açúcar podem “arranhar” a jarra do liquidificador, se ela for de plástico. Eu não testei porque a minha jarra é de vidro, mas achei que valia a pena comentar para não ser culpada por um eventual dano.

3 de setembro de 2014

Bolo (Molhadinho) de Laranja

Eu incluí o "molhadinho" no nome deste bolo porque é exatamente o que ele é - um bolo de laranja muito molhadinho e com um sabor ímpar, fugindo dos tradicionais bolos de laranja. Rapidamente se tornou o meu favorito pelo gosto e praticidade, pois é muito fácil e rápido de fazer. Para quem tem intolerância à lactose, é uma ótima opção, pois não leva nem leite e nem manteiga.

Você irá precisar de:
Fôrma de bolo com furo no meio; usei uma de 21 cm largura (boca) por 10 cm altura.

PARA A MASSA

Ingredientes:
2 laranjas (ver nota abaixo)
1 xícara (chá) de óleo de milho ou outro de sabor neutro
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó

Nota: Costumo fazer esse bolo com laranja baía, pois além de gostosa, não tem caroços. Quando elas são muito grandes, eu uso apenas 1 ½ ao invés das duas solicitadas, porque o bolo pode ficar úmido demais. O bom deste bolo é que ele fica molhadinho e ao mesmo tempo fofo. 

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte a fôrma (com manteiga ou óleo) e polvilhe com farinha.

Numa tigela grande, misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar e o fermento.

Com uma faca, descasque somente uma das laranjas. A outra, lave bem, corte e descarte as pontas. Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios. (Se não gosta de um sabor azedinho-doce, descasque as duas laranjas, mas advirto que é justamente a casca que dá um gosto especial e diferente a este bolo). 

No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea. Vai virar um creme espesso. Despeje aos poucos na tigela com os ingredientes secos, misturando delicadamente com uma colher de pau até tudo ficar bem incorporado.

Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito ou testador na massa e, se sair limpo, está pronto.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro até que fique morno. Desenforme sobre a grade, que deve estar apoiada sobre um tabuleiro, e regue com a calda quente. Transfira o bolo para um prato de servir. (Se não se importar em cair umas gotinhas de calda no prato, regue o bolo no próprio prato de servir.)


PARA A CALDA

Ingredientes:
Suco de 1 laranja
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo:

Numa panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Não tire o olho da panela, pois quando ferve, a calda costuma subir e sujar o fogão.


Fonte: Site Panelinha, onde sempre busco inspiração e receitas práticas e gostosas.