31 de janeiro de 2015

Bolo Vitória



Um bolo fácil e que permite várias variações de sabores. Depois de assado, ele fica bem retinho, por isso é perfeito para ser recheado e confeitado. Aqui eu fiz uma versão mini para presentear uma menina linda chamada Vitória.

Você irá precisar de:
Duas fôrmas para bolo redondas com 20 cm de diâmetro. Se quiser fazer bolinhos, pode utilizar fôrmas para cupcake ou para pão de mel. Esta receita rende 20 a 24 cupcakes de tamanho regular (fundo 5 cm).

Ingredientes:
200 g de farinha de trigo com fermento
200 g de açúcar
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos médios em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Unte as fôrmas e forre o fundo com papel manteiga. Para os bolinhos, untar e enfarinhar as fôrmas.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata o açúcar com a manteiga até que se transforme em um creme claro e fofo (leva em média uns 5min se bater na batedeira). De vez em quando raspe as laterais da tigela para que tudo fique bem misturado.

A parte bata ligeiramente os ovos e acrescente a baunilha. Despeje os ovos, aos poucos, sobre a mistura de manteiga e açúcar, sem parar de bater. Se a massa começar a se separar (talhar), acrescente duas a três colheres (sopa) de farinha de trigo e depois continue a colocar o restante dos ovos. Não tenha pressa nessa etapa.

Acrescente a farinha toda de uma vez. Se estiver usando a batedeira, desligue antes, coloque a farinha e use o próprio batedor para misturar um pouco a farinha antes de ligar novamente, se não quiser ficar com sua cozinha toda enfarinhada. Não bater demais; somente o suficiente para incorporar bem a farinha.

Distribua a massa igualmente entre as duas fôrmas e leve para assar até que inserindo um palito ou testador para bolos, ele saia limpo; mais ou menos 15 min.

Deixe esfriar um pouco e, quando estiverem mornos, retire das formas e vire os bolos sobre uma grade de confeiteiro e deixe esfriar por completo, antes de retirar o papel manteiga e colocar o recheio e a cobertura. 

Aqui o recheio é de creme de limão siciliano e a cobertura é somente açúcar de confeiteiro. Depois usei forminhas de papel para acomodar cada bolinho e embalar em uma caixinha.

Prefere um recheio de morango ou frutas vermelhas? Clique aqui.


Um pouquinho de história...

O bolo Vitória é um clássico inglês e recebeu este nome por ser um bolo muito apreciado pela Rainha Victoria, durante o chá da tarde. Era servido em pequenas porções, como se fosse um sanduíche recheado por geleia e coberto com açúcar peneirado; por isso é também conhecido por Victoria sandwich cake. Atualmente o bolo não é mais normalmente feito em porções individuais e sim inteiro, recheado com geleia e chantilly ou creme de baunilha.

Ingredientes da receita original: 4 ovos; seu peso em açúcar, manteiga e farinha; 1/4 colher de sal, uma camada de qualquer tipo de geleia ou marmelada. 

Descobriu o segredo da receita? É sempre manter o mesmo peso dos ingredientes: ovos, manteiga e a farinha de trigo (com fermento). Assim, pode fazer bolos maiores e menores, sempre respeitando as proporções.

Lemon Curd no micro-ondas

Esse creme de limão siciliano é muito gostoso e um presentinho lindo. Fica fantástico como acompanhamento ou recheio de bolos, cupcakes, biscoitos, merengues, suspiros... enfim, ele é muito versátil. A combinação do azedinho do limão com o doce é incrível.
Você irá precisar de:
Uma tigela que possa ir ao micro-ondas e um frasco com fechamento hermético e capacidade para 500 ml para armazenar o creme (se for para presentear ou se quiser aumentar o tempo de validade, use potes de vidro devidamente esterilizados).
Ingredientes:
3 limões sicilianos
3 ovos médios
1 ¼ xícara açúcar
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de manteiga sem sal bem gelada (opcional)
Modo de Preparo:
Na tigela reservada, coloque o açúcar e sobre ele rale a casca de dois limões. Acrescente o suco coado dos três limões (deve obter de 100 a 120 ml de suco) e misture.
A parte quebre os ovos e bata ligeiramente. Coloque sobre a tigela uma peneira e passe por ela os ovos. Mexa vigorosamente com um batedor de arames e leve a tigela ao micro-ondas, na potência máxima por 3 min. 

Retire com cuidado, pois ela estará quente, e acrescente aos poucos as cinco colheres de manteiga (70g). Torne a mexer vigorosamente com o batedor de arames até derreter a manteiga por completo.
Leve ao micro-ondas por mais 1 minuto e 30 segundos, retire com cuidado e misture bem com o batedor de arames. Repita esta operação deixando o creme no forno apenas por 1 minuto. Faça o teste da colher. Estará no ponto quando o creme se agarrar às costas de uma colher de pau, de forma que passando o dedo no meio da colher forme um risco e o creme não se junte novamente.

Se necessário, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. O creme ficará meio transparente e com a consistência de uma geleia, mas ele encorpa quando levado à geladeira. 

Opcional: Se quiser que fique um pouco mais firme, espere amornar ligeiramente (5 a 10 min), acrescente uma colher de manteiga bem gelada e mexa com o batedor até que a manteiga se misture completamente.
Deixe esfriar, batendo de vez em quando. Depois de frio, coloque no frasco e conserve na geladeira.

Se for usar em recheio de um bolo ou cupcake, coloque o creme o mais próximo possível do horário de servir e mantenha a sobremesa em local fresco e arejado ou mesmo refrigerado.


Dica:
Prefira os limões sicilianos menores e bem maduros. Limões grandes, quase do tamanho de uma laranja pequena e com a casca de amarelo muito claro costumam ser mais azedos e ácidos.

Peso dos Ovos

Direitos autorais : bagwold

Grandes? Médios? Pequenos? Se você fica nessa dúvida na hora de fazer uma receita, veja a classificação dos ovos quanto ao tamanho:

Tipo
Peso Mínimo por unidade
Jumbo
66g
Extra
60 a 65g
Grande
55 a 59g
Médio
50 a 54g
Pequeno
45 a 49g

Esses pesos são dos ovos sem a casca, que eu considero ter mais ou menos 6g como referência. É claro que eu não fico pesando ovos sempre que vou me aventurar na cozinha, mas depois que vi esta classificação, aprendi a fazer uma melhor escolha na hora de comprar os mesmos. 

Lembre-se de que o tamanho dos ovos pode alterar o resultado da receita!

Dica:
Eu uso sempre ovos grandes, a menos que esteja especificado na receita outro tamanho. Se quiser uma referência, um ovo grande corresponde a 1/4 xícara (chá). 


8 de janeiro de 2015

Sorvete Fácil de Café

Nigella Lawson, a criadora do sorvete, diz que fica até constrangida com a facilidade desta receita. E ela está certa. O resultado é tão maravilhoso, que nem dá para acreditar que levam apenas quatro ingredientes e o método de preparo seja muito simples. Se quiser agradar os amantes de café, experimente.

Vai um cafezinho?

Você irá precisar de:
Um pote com tampa que possa ir ao congelador, com capacidade para 1.000 ml, e uma batedeira. Rende em torno de 800 ml de sorvete.

Ingredientes:
300 ml de creme de leite fresco bem gelado
175 g de leite condensado (mais ou menos 130 ml)
2 colheres (sopa) de licor de café
2 colheres (sopa) de café expresso em pó solúvel ou 3 colheres (sopa) café solúvel

Nota: Esta receita é feita originalmente com café expresso em pó, mas como não temos à venda no Brasil (pelo menos não que eu saiba), eu fiz uma adaptação. Mas se você costuma viajar ao exterior e adora receitas com café, traga um vidro na bagagem e verá que este tipo tem um sabor bem diferente. 

Modo de Preparo:
Triture o café solúvel em um processador (ou com um pilão) até transformá-lo em pó.

Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata até que comece a engrossar e a formar as marcas do batedor no creme, como se fosse um chantilly com picos suaves. Vira um creme grosso, mas não ficará consistente neste momento.


Transfira a mistura para o pote reservado e deixe no congelador até tomar consistência de sorvete; melhor fazer de um dia para o outro. Ele ficará cremoso, com uma textura aveludada.

Retire do congelador e sirva imediatamente, pois derrete com facilidade. Se quiser incrementar, pode acompanhar com uma calda de chocolate. Afinal, café e chocolate é uma combinação perfeita.