23 de agosto de 2014

Cupcakes – Como tudo começou...

Não se sabe exatamente quando e por quem foram criados, mas se tem conhecimento de receitas de cupcake desde 1796. Existem duas versões para a origem do nome “cupcake” e as duas têm fundamento.  A primeira é de que a receita era medida em cups (xícaras), ao invés de medida em peso como normalmente eram escritas as receitas na época. A segunda é de que eram bolos assados em pequenas porções: xícaras de chá, potes, por exemplo. Para ambos os casos, existem receitas e comentários em antigos livros americanos de culinária que comprovam estas duas versões.

Embora tenha surgido há pelo menos 200 anos, até chegar ao que hoje conhecemos por cupcake, foi uma longa história. Somente em 1919, os bolinhos ganharam coberturas que eram de chocolate ou baunilha, mas ainda longe das lindas coberturas que hoje vemos nos cupcakes. Isso só vai acontecer em 1947, quando os cupcakes começaram a evoluir para o bolinho de hoje. Neste ano, a empresa americana Continental Baking Co, pediu para que seu “mestre confeiteiro” (não sei como se referia ao cargo na época, mas acho que posso chamá-lo assim), D.R. ''Doc'' Rice, pensasse em alguma forma de aumentar as vendas de cupcakes. Após vários testes, ele criou uma cobertura bem mais alta do que as feitas até então, a “seven loops” (sete voltas, em Português). Foi um sucesso de vendas.

Cupcakes da Magnolia Bakery
Os cupcakes caíram de vez no gosto dos americanos, mas o boom ocorreu nos anos 2000, quando surgiram milhares de confeitarias especializadas e blogs em torno do tema. Dizem que muito desta popularidade se deve às personagens do famoso seriado “Sex and the City”, Carry e Miranda, que apareceram comendo um cupcake na confeitaria Magnolia Bakery em Nova Iorque. Depois disso, havia filas de clientes na porta querendo provar os lindos e deliciosos cupcakes de baunilha, os favoritas de Carry, a personagem de Sarah Jessica Parker. Será um exagero dar este crédito ao seriado? Isso eu não tenho certeza, mas que os bolinhos famosos correram mundo isso é fato.

Aqui no Brasil, ganhou fama mesmo em eventos e em festas, principalmente as infantis, sendo confeccionados normalmente não por uma loja especializada em cupcakes, como tantas que existem nos Estados Unidos, mas por confeiteiras autônomas que capricham em lindas e criativas decorações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário: